quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Bronzeador vs Protetor Solar

  Oi oi gente, tudo bem com vocês? O verão ta aí, as férias também (mil vezes aleluia), e o que vem junto com dezembro? Isso mesmo, praia e SOL. Eu não sou a maior fã do sol, detesto calor, detesto suor escorrendo, e enfim, sou muito mais o bom e seco inverno. Masss, como tudo na vida a gente tem que aceitar, o verão vem com tudo e o que nos resta? Pegar sol na piscina/praia, porque ou é isso ou é ficar o dia todo na base do ar condicionado (ainda bem que não pago a conta de luz).


   Pra parar a enrolação, eu vim aqui dizer pra vocês a diferença entre o bronzeador e o protetor solar, porque eu - leiga no assunto e que nunca entendo absolutamente nada - nunca soube essa diferença e me bronzeava tanto com um, quanto com outro. Enfim, vamos lá.


   PROTETOR SOLAR: Diferente do conhecido "bloqueador" que reflete a radiação solar, o protetor absorve os raios UVA e UVB e transforma eles em luz visível, que é inofensiva para a pele. Ele também reflete um pouco da energia solar, mas absorve a maior parte e agita as células, que de repente param, o que faz com que a absorção seja apenas do estritamente necessário.
   O fator depende muito do tipo de pele, e também da fórmula do protetor solar. Protetores com uma fórmula química mais avançada podem proteger, por exemplo, com um FPS 30, enquanto alguns com a fórmula um pouco mais fraca, em peles claras, necessitam de FPS 50.

  BRONZEADOR: O bronzeador incentiva a melanina da pele, e consequentemente deixa os raios solares passarem mais rápido, o que ajuda a bronzear e dar o "efeito dourado". E apesar de existir um FPS indicado na embalagem, ele não protege nadinha contra os efeitos do sol, inclusive, contribui até para o desenvolvimento de câncer de pele, pelo auto nível de luz que adentra os tecidos.
   Os dermatologistas contra indicam qualquer tipo de bronzeador, mesmo que seja aplicado por cima um protetor solar para proteger totalmente a pele. O ideal é que se use os "autobronzeadores" encontrados em farmácias, porque ele "maqueia" a pele. Mas mesmo assim, quando ficar exposto ao sol, não pode dispensar o protetor! Os dois misturados são a fórmula perfeita para o melhor bronzeado.


   Então é isso gente, eu espero que tenha gostado. Logo virão mais posts sobre o verão, sol, férias... Tenho muitos novos projetos para o blog! Um beijo.


3 comentários: