quinta-feira, 28 de julho de 2016

Os 10 assuntos de filosofia/sociologia que mais caem no ENEM


    Olá amorzinhos, tudo bem com vocês? Hoje o post é daqueles que dão uma forcinha na hora de estudar para o tão esperado ENEM. Faltam cerca de dez semanas para o exame mais importante da vida de muita gente, mas felizmente ainda estou no meu segundo ano de treineira, então ainda tenho a chance de estudar um pouco mais.
    Pensando naquelas pessoas que dependem dessa única prova para resolver o seu futuro, eu trouxe esse post. É certo que na hora de estudar (principalmente quem estuda sozinho) se perde em algumas matérias, principalmente em FILOSOFIA E SOCIOLOGIA, que não tem em muitos livros antigos mas é essencial para fazer uma boa prova. Vamos lá?

1- MOVIMENTOS SOCIAIS


    É uma coisa bem "atual" considerando tudo que já aconteceu no Brasil, todas os movimentos que o povo fez e que de certa forma conseguiu alguma mudança. São movimentos como "Caras Pintadas", "Diretas Já!", "Movimento dos Sem Terra" e "Movimento feminista". Só tem que tomar cuidado muito cuidado com a diferença entre MOVIMENTO e MANIFESTAÇÃO, porque eles têm significados diferentes,

2- INDÚSTRIA CULTURAL


    Não é muita novidade que um dos assuntos polêmicos hoje em dia é toda a indústria cultural, a mídia presente em propagandas, telejornais e afins, que andam influenciando muita gente por aí.

3- MAX WEBER E A AÇÃO SOCIAL


    Max Weber é um sociólogo muito importante que precisa ser estudado, e ele desenvolveu a ideia da ação social, que difere da de Durkhein, então vale a pena dar uma conferida para o ENEM.

4- NOVAS RELAÇÕES DE TRABALHO



    Não é um assunto tão polêmico, mas com certeza é importante no cenário atual, tendo em vista todos os movimentos trabalhistas (greves, pedido de aumento de salário) que a gente vê na mídia. Alguns desses movimentos chamam bastante atenção, principalmente quando são feitos por professores.

5- POLÍTICA, ÉTICA E MORALIDADE


    Esses três assuntos são ligados com Sócrates, Platão e Aristóteles, que são os pensadores mais famoso da Filosofia, e a gente sempre estuda esses caras. Eu já passei por esse assunto mas ele vale muito a pena ser revisado, porque é praticamente a base da filosofia.

6- HOBBES, LOCKE E ROSSEAU



    Famosos por várias teorias da sociologia, esses três carinhas tem uma participação muito importante nas matérias, suas ideias foram inspiração para muitas pessoas atualmente.

7- RELAÇÃO ENTRE FÉ E RAZÃO (SÃO TOMÁS DE AQUINO)



    No período em que viveu São Tomás de Aquino a Igreja Católica dominava, e seus dogmas tinham que ser seguidos. Esse homem fez uma teoria da relação que a fé tinha com a razão, sem tirar a primeira de primeiro plano. São ideias realmente impressionantes.

8- KARL MARX


    O pai da filosofia, foi ele quem desenvolveu a primeira das ideias do estudo social, ele olhou para a sociedade quando todos só se importavam com os dogmas da Igreja, realmente incrível e nos fez entender a Sociologia como ela é hoje.

9- ÉMILE DURKHEIM


    Eu ainda não cheguei na teoria de Durkheim, mas é mais ou menos o contrário da teoria da Ação Social, ele e Weber diferem bastante em pensamentos.

10- JURGEN HABERMAS


    Habermas participa da Teoria Crítica do Pragmatismo, é um sociólogo mais atual, mas que também faz parte dos assuntos mais cobrados no ENEM, com ideias parecidas com as dos sociólogos mais antigos.

    Espero que tenham gostado e que eu tenha conseguido ajudar alguns de vocês! Boa sorte nessa reta final para quem depende muito dessa prova! Um beijo e até a próxima ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário