quinta-feira, 18 de agosto de 2016

Resenha: Cinder


    Olá meus amores, bem vindos a mais um post aqui do blog! E no post de hoje vou falar um pouquinho sobre o que eu achei do livro CINDER, da Marissa Meyer, que estava no vídeo de Leituras de Julho lá do canal. Vim com uma nova forma de avaliação e conto com vocês para colocá-la em prática. Vamos lá?

O ENREDO: O enredo do livro se trata de uma ciborgue, a Cinder, que tem algumas partes do corpo feitas de metal. Ela mora com a madrasta e duas irmãs (o que nos remete à Cinderela), e leva uma vida simples, sem luxo. Até que um dia o príncipe aparece no stand onde Cinder trabalha no comércio, e os dois iniciam uma amizade, sem ele saber que ela é uma cirbogue. A partir daí a vida dela muda completamente, com a Letumose se alastrando pela cidade e inclusive pegando uma de suas irmãs, e ainda a visita da Rainha Lunar (uma megera que ilude a todos) à terra vai fazer Cinder descobrir qual é a sua história de vida.


A CAPA: Comentei no vídeo lá do canal que simplesmente odiei essa capa. Achei que não condiz com a história, apesar de ser baseada em Cinderela, ficou muito presa à temática do livro original e não criou sua própria identidade. Além disso, com tudo que o livro aborda (um mundo diferente do atual), achei que não conseguiu retratar bem a mensagem da nova versão da história da Disney. A cor um pouco escura não me dá muita vontade de ler, e o que me fez comprá-lo foi realmente a sinopse.


A ESCRITA: Huum, ok, concordo que cada um tem seu jeito de escrever, mas não sou obrigada a gostar de todos. A escrita de Marissa me fez querer dormir durante o livro, detalhes de mais e ação de menos. É um aspecto interessante a ser comentado, entretanto, porque como não conhecemos a sociedade na qual se passa o livro fica um pouco ruim considerar a hipótese de ela não dar tantos detalhes. Mas, na minha opinião, poderia ser um pouco mais direta em algumas cenas.


PONTOS POSITIVOS: Uma coisa interessante é que as coisas não demoram a começar acontecer. Apesar de o livro ser um pouquinho grande, o príncipe e Cinder não demoram a se encontrar, por exemplo. Para mim é um ponto muito bom, porque me irrita um pouco os livros que ficam enrolando para acontecer uma cena importante. Gostei muito do início dos capítulos e da letra, achei uma fonte bem OK de ler, não muito grande e nem muito pequena. A diagramação corretíssima, sem nenhum errinho de gramática que passou batido pelo corretor.



PONTOS NEGATIVOS: Muuuuitos personagens. E quando digo muitos, são realmente muitos. Nos primeiros capítulos fiquei meio confusa em relação ao nome de todos eles, foi difícil lembrar e associar cada um à sua respectiva imagem. Acho que essa foi a característica que mais me incomodou, porque para mim o livro precisa de poucos personagens para desenvolver bem a história. No fim do livro fiquei sem saber o que aconteceu a alguns deles, e isso me perturbou bastante.


    Então foi isso meus amores, apesar de alguns pontos negativos eu gostei do livro, foi um final um pouco chocante, até comentei no vídeo que foi um final que me deixou cair, e não era nada do que eu esperava, infelizmente para o lado ruim. Espero que tenham gostado, comentem aqui em baixo se já leram ou se pretendem ler algum dia. Um beijo e até terça!

Nenhum comentário:

Postar um comentário