terça-feira, 22 de novembro de 2016

Cuidados com filhotes!


    Olá meus amores, bem vindos a mais um post aqui do blog! Vocês sabem que eu tenho cinco gatas, não é mesmo? Mas o que vocês não sabem é que recentemente a gata do meu irmão deve filhotes, e eles estão todos de "visita" aqui em casa. Pensando nisso, e também no fato de que nunca tive gatos tão pequenos por aqui, eu resolvi fazer um post dos cuidados a serem tomados com os pequenos!

QUE BONITINHO! POSSO PEGAR?

    Não! Você que vai na casa de alguém, ou está recebendo essa pergunta, a resposta é não e não e mais não! Os filhotes, principalmente antes do primeiro mês, estão em processo de adaptação, e eles têm o cheiro da mãe. Ou seja, quanto maior os cheiros diferentes no pelo, maior as chances da mãe rejeitar os filhotes. Então muito cuidado na hora de pegar filhotes, porque além da chance de rejeição, eles ainda são pequenos demais e podem se machucar.


E O BANHO??

    Tem gente que tem cisma de dar banho em gatos. Até os 45 dias as próprias mães cuidam dos filhotes, "dão banho", limpam as partes íntimas, dão comida. Nada deve ser feito aos bichinhos, principalmente antes dos 45 dias de vida. Os banhos devem ser deixados por conta da mãe, principalmente porque o uso de shampoos/sabonetes pode causar alergia nos pequenos.

VACINAÇÃO

    As vacinas são parte importante quando se tem um bichinho de estimação, mas com os filhotes a atenção é redobrada! Vacinas só após eles já estarem no ambiente fixo onde vão ficar, e quando já tiverem desmamado e comendo ração normal.


    Esses são os três pontos mais importantes na hora de cuidar de um filhote, e os que eu considero os mais essenciais! Não são umas gracinhas esses meus filhotes? <3




Nenhum comentário:

Postar um comentário